segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Teoria do Big Bang

A teoria do Big Bang ("Grande Explosão") explica que o Universo surgiu a partir de uma explosão primordial, ocorrida a aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Essa explosão ocorreu em função da grande concentração de massa e energia.

 Os fundamentos desta teoria são baseados nos resultados de observações feitas por físicos e astrônomos, que demonstram que o Universo encontra-se em constante expansão. Em 1929, por exemplo, o físico e astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobriu que as galáxias afastam-se uma das outras.

No momento da explosão a temperatura é infinita. O universo começa a se inflar, a temperatura cai para 10 decilhões de °C. Na terceira fase, a inflação do universo diminui, mas continua a expansão e a temperatura é de 1 octilhão de °C. Na fase seguinte surgiram os quarks e outras partículas exóticas, um milésimo de segundo após o Big Bang a temperatura era de 1 trilhão de graus. Quarta fase: Partículas chamadas nêutrons e prótons se formam a partir dos quarks e um segundo após a explosão a temperatura cai para 10 bilhões de graus. A seguir tivemos a formação dos átomos, galáxias começam a condensar , 900 mil anos depois da explosão, e a temperatura era de 300 mil ºC. Hoje : passados 9,5 bilhões de anos e a temperatura de 270°C negativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário