segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os Pais da Física


Albert Einstein (1879 – 1905)

Físico alemão de origem judaica foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. É conhecido especialmente por sua teoria da relatividade, que expôs pela primeira vez em 1905, quando tinha apenas 26 anos de idade.
Em 1915, Einstein anunciava ter desenvolvido a teoria da relatividade generalizada, baseada na sua teoria sobre a relatividade restrita. Em sua teoria generalizada, tentou expressar todas as leis da física através de equações covariantes, ou seja, equações que têm a mesma forma matemática, qualquer que seja o sistema de referência a que são aplicadas. A teoria geral, anunciada em 1915, veio o público em 1916.
A Teoria Unitária do Campo. Einstein não se sentiu inteiramente satisfeito com a teoria da relatividade generalizada, pois ela não incluía o eletromagnetismo. Ao aproximar-se o fim da década de 1920, tentou incorporar numa só teoria tanto os fenômenos eletromagnéticos como os gravitacionais, teoria denominada teoria unitária do campo. Mas não conseguiu dar forma a uma teoria unitária do campo, embora tenha despendido 25 anos de sua vida tentando elaborá-la. Sentindo aproximar-se o fim de sua vida, Einstein assinalou a conveniência de deixar claro que tal teoria não existia. Preocupava-o a idéia de que, não tendo desenvolvido uma teoria nem mostrado a impossibilidade de sua existência, talvez ninguém jamais o fizesse.
Einstein casou-se duas vezes. Separou-se da primeira mulher logo após sua chegada a Berlim. Durante a Primeira Guerra Mundial, desposou sua prima-irmã, Elsa, que veio a morrer em
Princeton em 1936, depois de compartilhar com ele, fielmente, sua vida. De seu primeiro casamento, teve dois filhos; com o segundo, ganhou duas enteadas.
Einstein era, por natureza, profundamente religioso. Entretanto, jamais se ligou a qualquer religião ortodoxa. Embora achando a crença num deus pessoal um conceito demasiadamente específico para ser aplicável ao Ser em ação neste mundo, Einstein jamais admitiu um universo caracterizado pelo acaso e pelo caos. No universo, pensava ele, deveriam reinar a lei e a ordem absolutas. Certa vez afirmou: "Deus pode ser muito sofisticado, mas não é malicioso." 


Galileu Galilei


Nasceu em 15 de fevereiro de 1564. Na cidade de Pisa, Itália
Galileu foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel ímpar na revolução científica. Sua obra mais citada e uma das mais revolucionárias para a época na qual viveu é a proposição da teoria Heliocêntrica, que descreve um modelo de universo onde o Sol é o centro imóvel, e não a Terra como se acreditava na época.
Também foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros estudos consistentes do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Enunciou a lei dos corpos e o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana.
Galileu construiu um telescópio refrator significativamente melhorado em relação aos já existentes na época, tornando possível a observação das manchas solares (o que lhe custou a visão), das crateras na Lua, das fases de Vênus, das luas de Júpiter, dos anéis de Saturno e inúmeras estrelas da Via Láctea.
Famoso por desenvolver os próprios equipamentos de pesquisa, é atribuído a Galileu a criação de instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.
Em 1614 estuda métodos para determinar o peso do ar, descobrindo que pesa pouco, mas não zero como se pensava até então.
Em 1616, a Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) pronunciou-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a Terra se move estava "teologicamente" errada. Ele foi convocado a Roma para expor os seus novos argumentos. Teve assim a oportunidade de defender as suas idéias perante o Tribunal do Santo Ofício, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso estimulou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica. Tendo Galileu persistido em ir além com suas idéias foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las.
A condenação de Galileu foi uma tentativa de salvar o geocentrismo, chave da escolástica, a grande síntese entre a filosofia de Aristóteles (século IV a.C.) e a doutrina cristã que dominou o pensamento europeu durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV). Seu processo permaneceu arquivado por longos 350 anos. Somente em 1983 o papa João Paulo II admitiu os erros da Igreja e o absolveu.
Morreu em 8 de janeiro de 1642. Na cidade de Florença, Itália.

Benjamin Franklin (1706–1790)

Benjamin Franklin foi a mais nova de 17 crianças nascidas dos dois casamentos de Josiah Franklin, comerciante de velas de cera. Jornalista e tipógrafo desde os 15 anos começaram no jornal de seu irmão James, "The New England Courant", em Boston.
Em 1729, comprou o "Pensilvânia Gazette". Seu grande sucesso como editor foi o Almanaque do Pobre Ricardo. Publicado a partir de 1732, o anuário de informações gerais era cheio dos provérbios de Franklin, como: "um tostão poupado é um tostão ganhado". Neste período, além de editor, liderou o grupo que criou a primeira biblioteca pública da Filadélfia. Foi também um dos fundadores da Universidade da Pensilvânia, onde ergueu o primeiro hospital público da colônia que seria os Estados Unidos.
Em 1748, vendeu a editora para se tornar cientista em tempo integral. Suas descobertas sobre a eletricidade lhe trouxeram uma reputação internacional. Além de ser eleito membro da Royal Society, ganhou a medalha Copley em 1753 e seu nome passou a designar uma medida de carga elétrica. Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrou que os trovões são um fenômeno de natureza elétrica. Esse conhecimento serviu de base para seu principal invento, o pára-raios. Ele criou também o Franklin stove (um aquecedor a lenha muito popular) e as lentes bifocais.
Franklin revolucionou a meteorologia. Com base em conversas com agricultores notou que a mesma tormenta percorria várias regiões. Assim, criou mapas meteorológicos semelhantes aos usados ainda hoje para substituir os gráficos usados até então.
O inventor provou ser ainda um hábil administrador público, porém, usava a influência em favor de familiares. O seu mais notável feito no governo foi a reforma do sistema postal. Foi embaixador das colônias no Reino Unido e, depois da independência, representante dos Estados Unidos na França, onde se tornou uma figura popular na sociedade parisiense.
Em 1785, Franklin foi chamado de volta aos Estados Unidos e honrado com um retrato pintado por Joseph Siffred Duplessis para a Galeria do Retrato Nacional, do Instituto Smithsoniano, em Washington, como um dos heróis da independência. Ele participara da redação da "Declaração de Independência" e da Constituição. Engajou-se na campanha abolicionista e continuou com a popularidade em alta. Quando morreu, aos 84 anos, o funeral foi acompanhado por 20 mil pessoas. 





Arquimedes
 
Por ter vivido por volta do século III a.C, não são muitos os registros sobre a vida de Arquimedes. O que se sabe é que ele nasceu no ano de 287 a.C em Sirucasa, uma cidade-estado da Grécia Oriental na época e que hoje é a região da Sicília, e que seu pai foi um astrônomo chamado Fídias.
Ao que indicam os poucos registros sobre sua vida, Arquimedes teria estudado na Alexandria quando jovem, onde teria conhecido Euclides e se empenhado em buscar verdades físicas, principalmente no campo da Mecânica, onde desenvolveu grandiosas obras da engenharia bélica da época.
Entre algumas das obras bélicas atribuídas a Arquimedes está a idealização dos “espelhos ustórios”, que teriam sido usados pelos defensores de Sirucasa para queimar navios romanos através da concentração de raios solares à determinado ponto.
É narrado o fato de como o sábio teria resolvido o problema do número π, calculando seu valor através da primeira soma infinita de que se tem conhecimento.
Também atribuída à ele a famosa frase: “ Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei a Terra”, que se referia ao princípio de alavanca que havia estabelecido.

Como grande geômetra, tinha a maior coleção de figuras planas com centro de massa perfeitamente determinados de que se tem conhecimento na época.
O episódio mais lendário de sua vida é a do dia em que saiu pelas ruas de Sirucasa nu, após resolver o problema de como pesar as medidas de ouro e de prata em uma coroa, gritando: Eureka! Eureka! Que significa: Encontrei! Encontrei!
Muito temido e admirado pelos romanos por suas grandiosas armas acabou sendo morto em uma invasão à sua cidade, em 212 a.C, quando, escrevendo sobre a areia, se recusou a obedecer a um soldado que mandara que desse a passagem, dizendo que não iria interromper seu raciocínio.
Atendendo a um pedido seu, foi gravado em seu túmulo um cilindro circunscrito a uma esfera, uma das suas deduções matemáticas preferidas, utilizada para se calcular a área de uma superfície esférica


Thomas Alva Edison (1847– 1931) 

Thomas Alva Edison foi o mais prolífero inventor na história americana. Registraram 1093 patentes em diversos campos desde a luz elétrica às telecomunicações, som, filmes, baterias, etc. O seu papel como inventor foi evidente tanto nos seus laboratórios de Menio Park e West Orange, em New Jersey, como também nas mais de 300 companhias criadas em todo o Mundo, muitas delas ostentando o seu nome, para fabricar e comercializar as suas invenções.
Nasceu em 1847 em Lilan, Ohio, sendo o mais novo de sete filhos. A mãe foi professora e o pai, canadiano, era um político exilado. Começou a trabalhar em 1859 vendendo jornais e magazines. Em 1962 sabia o suficiente de telegrafia para conseguir arranjar um emprego como operador numa companhia local
Em 1868 era já um inventor independente em Boston. No ano seguinte rumou a Nova Iorque onde produziu trabalho inventivo para companhias de telégrafo. Atravessou o Hudson para se fixar em Newark (hoje cidade de forte presença portuguesa) onde criou várias companhias. Pertencia já ao ranking restrito de grandes inventores quando criou o telégrafo quadruplex que enviava duas mensagens simultâneas em cada direção.
Em 1875 a observação dos instrumentos telegráficos trouxe-o para uma controvérsia pública científica em volta do que mais tarde seria entendido como ondas radiofônicas. Pressionado pelo Western Union para desenvolver um telefone que pudesse competir com o de Graham Bell, inventou um transmissor no qual um botão de carbono comprimido mudava a resistência enquanto era vibrado pelo som da voz do utilizador, um princípio novo usado nos telefones do século seguinte. Enquanto trabalhava neste telefone descobriu um método de gravar sons.
Finalmente, a partir do fim de 1878 passou 30 meses a desenvolver um sistema completo de luz elétrica incandescente.
Morreu em 18 de Outubro de 1931.
 

Todo Esse Conteúdo Foi Tirado Do Site “Só Física”.

Um comentário:

  1. Prezado(a).

    Falar em "pais da Física" e não colocar o nome do verdadeiro pai da Física, Sir Isaac Newton é um pouco curioso.
    Procure pesquisar mais sobre a história da Física para enriquecer seu trabalho.

    Abç.

    FP

    ResponderExcluir